Moda e as diferenças.

 

Oi, o post desta semana tem o objetivo de provocar o debate, saber opinião e quem sabe agregar pontos e até transformações.
Como descrito na minha apresentação, sou uma publicitária que estudou, trabalhou e adora moda e com isso tento pelo menos estar ligada ao cenário carioca que se julga moderno, invoca bandeiras a favor da liberdade sexual, empoderamento feminino, liberdade de expressão, sustentabilidade, ecologia, entre outros assuntos.
As grandes marcas se utilizam da ferramenta de branding para o desenvolvimento de estratégia, conceituação e planejamento que integra a imagem e discurso da empresa ao seu público, para alcançar uma posição única na mente do consumidor e consolidar uma relação que ultrapassa o ato de comprar.

Porém, sugiro o pensamento: o mundo fashion, que anseia diariamente o diferente e o original, mascara essa realidade? Afirma que gosto não se discute e que cada um tem o seu estilo, hasteia-se bandeiras de responsabilidade social, faz-se campanhas contra qualquer tipo de preconceito. O tema sustentabilidade tornou-se de uso comum. Porém, ao acalçar seus interesses econômicos, essas palavras são jogadas ao vento?

Pausa !

Bem, tenho uma tia surda/ deficiente auditiva, ela veio morar na minha casa quando eu tinha uns 4 anos e ficou tempo o suficiente para eu descobrir LIBRAS (língua de sinais utilizada pela maioria dos surdos brasileiros ) e conviver, perceber e entender o grande problema de exclusão social por razões diversas – características físicas, desigualdade financeira, social, idade, orientação sexual, portadores de deficiência.

E o que isso tem a ver com moda? Pra mim, muita coisa…. Marcas criam em torno de si um mundo de “encanto”, proponho um olhar para a moda com intuito de atualizar conceitos, ideias e realizar um reposicionamento.

Com tantas leis específicas para cada área, MODA está aberta a essa inclusão toda? Percebo que desde a procura de profissionais para trabalharem no quadro de colaboradores busca-se aqueles que se identificam com toda a atmosfera sugerida, uma vez que eles também compõem o dia a dia e são a verdadeira imagem da empresa, tornando-se vitrines inconscientemente. Ou seja, a principal crítica é o isolamento de pessoas, por serem diferentes ou não estarem de acordo com o perfil de padrão enaltecido pelos valores belo e ideal , têm como reflexo o preconceito, a discriminação e os hábitos de julgar e excluir.

Voltando ao caso da minha tia. Vocês acham que normalmente as vendedoras sejam de marcas renomadas e ou populares estão treinadas para atenderem pessoas com qualquer tipo de deficiência? Algumas já conseguem se portar melhor, mas a grande maioria não faz ideia que em 1981 a ONU ( Organização das Nações Unidas) criou um decreto onde pessoas portadoras de alguma necessidade especial são merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos.

Eu acredito que as diferenças enriquecem, que moda é arte e, como tal, não deveria ser entendida como uma simples roupa a ser vestida mas  sim utilizada como um manisfesto e que grifes assumam esse papel de igualdade.

clip_image004

Conselho da Primeira Miss Surda – Heather Whitestone: sinal em LIBRAS que quer dizer “EU TE AMO”

Por lei, existe uma cota para contratação de funcionários deficientes ou reabilitados pela Previdência Social.  Até 200 funcionários a empresa deve ter no quadro 2%. Entre 201 a 500 3%; 501 a 1000 4% e mais de 1000 5%. Isso está sendo cumprido? Não sei….torço para que sim e que as pessoas se cooperem pela inclusão social. Lembre-se que diante dos olhos de portador de deficiência também somos diferentes, e acrescentar valore morais, respeito ao próximo no dia a dia nunca é demais. Oportunidades iguais diante da vida para todos.  

2 comentários sobre “Moda e as diferenças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s